O deputado que vai receber o seu voto está num partido que representa as ideias e os interesses de quem? Muitas vezes a aparência e a propaganda são bem diferentes da realidade.

O aplicativo Partidômetro Eleitoral desenvolvido pela equipe de O Iceberg faz essa checagem cruzando as posições políticas entre você e os deputados federais de quase todos os partidos nas votações mais polêmicas da legislatura 2015-2018. São 16 questões sobre democracia, economia, seguridade social, energia, segurança, educação e transgênicos.

Mais de 90% dos votos para deputados são redistribuídos no partido e não vão para o candidato que recebeu o voto. Por isso, é fundamental escolher deputados que estejam em partidos que defendem as mesmas ideias e interesses que você.

Como funciona: selecione se você concorda, discorda ou prefere ignorar algum assunto e aperte o botão Calcular. Você pode dar um print e compartilhar o resultado com os seus amigos se quiser.

Se você gostar, curta O Iceberg no Twitter e no Facebook e fique por dentro das nossas novidades e conteúdos sobre gestão pública e economia política.

 
CALCULAR
 

Você já conhece nossa Calculadora de Afinidade Política?

Se o Brasil fosse um país mais democrático e a população fosse consultada por meio de plebiscitos, quais seriam os principais assuntos a serem submetidos à decisão popular?

A Calculadora de Afinidade Política calcula o seu nível de concordância com 45 das questões políticas mais relevantes, controversas e atuais do Brasil – e que na nossa opinião deveriam ser submetidas a plebiscitos populares.

Já sabe em quem votar para Prefeito? Teste as Calculadoras!

Use as três Calculadoras de Afinidade Eleitoral para escolher candidatos ao Poder Executivo que defendam os mesmos interesses que você e tenham ideias parecidas com as suas. Faça os testes:

Acompanhe O Iceberg no Twitter

Gostou? Curta @O_Iceberg para ficar por dentro das nossas novidades e acompanhar os conteúdos sobre gestão pública e economia política que nossa equipe produz.

Metodologia e atualizações

Por questões metodológicas, não foram calculados os índices de partidos com menos de 6 deputados eleitos (menos de 1% das 513 cadeiras), tais como Rede (2), Novo (0) ou Avante (5). Foram consideradas as votações mais polêmicas e disputadas pela legislatura 2015-2018 da Câmara dos Deputados.

Você pode conferir alguns materiais de apoio que nossa equipe desenvolveu:

Créditos

O Partidômetro Eleitoral foi desenvolvido pela equipe de voluntários que colabora para produzir ferramentas e conteúdos cívicos na plataforma O Iceberg. O desenvolvimento da ferramenta e o levantamento dos dados contou com o trabalho de gestores públicos de carreira — Especialistas em Políticas Públicas — que trabalham com ciência de dados.

Política de comentários civilizados

Nós aqui da plataforma O Iceberg fomentamos o debate democrático e respeitoso. Todos os comentários nessa linha são muito bem-vindos. Você pode comentar aqui e também em nossas páginas no Mastodon, no Twitter e no Facebook.

~~~//~~~

96 Comentários

  1. Pena que reforce só os partidos já representados. Ao não colocar em pauta os partidos menores devido à metodologia exclui quase a metade dos partidos registrados e desconsidera por completo àqueles em processo de formação. Um método para corrigir seria considerar as plataformas dos partidos sem representantes eleitos, que é pública.

    • Pelo o que eu entendi, o posicionamento dos partidos foi tabulado pelos votos de seus representantes no legislativo nesses assuntos. Mas como o partido Novo é recente, creio que ele ainda não tenha representantes atuantes para fornecer o mesmo histórico de posicionamento partidário.

  2. Show o partidometro, uma ferramenta ao eleitor, finalmente podemos nos alinhar a ideais e propostas. Chega de blá blá blá e, circo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

um × cinco =