Calculadora de Afinidade Eleitoral – Rio 2020 ~ O Iceberg

ENTENDA melhor os interesses em jogo! Experimente CLICANDO ao lado »
ÁreaQuestãoResposta

Proteção Social

Saúde - O atendimento básico à saúde deve ser terceirizado para entidades privadas? CLIQUE ao lado »
Pandemia - A Prefeitura deve garantir a aplicação das recomendações da OMS com relação ao controle da pandemia do novo coronavírus? »
Auxílio Financeiro - A Prefeitura deve investir em um programa de renda básica? »

Educação e Cultura

Escola em Tempo Integral - A oferta de educação em tempo integral nas escolas municipais deve ser uma prioridade da Prefeitura? »
Infância e Juventude - Os conteúdos relacionados a gênero e orientação sexual devem ser retirados do currículo escolar? »
Cultura - A Prefeitura deve financiar grandes eventos culturais como o Carnaval? »

Gestão Pública

Orçamento - O desenvolvimento de políticas públicas é mais importante do que a rigidez de gastos (austeridade fiscal)? »
Estabilidade - Servidores públicos de carreira devem ser protegidos contra perseguições políticas e mudanças de governo? »

Cidade

Segurança - A Guarda Municipal deve portar armas de fogo? »
Meio Ambiente - A Prefeitura deve autorizar a construção de um autódromo na Floresta do Camboatá (Mata Atlântica)? »
Saneamento - Os serviços de saneamento básico do município devem ser terceirizados para entidades privadas? »

Partidos

Reformas - Você concorda com as alterações realizadas pela Reforma da Previdência? »
Organizações Religiosas - Igrejas devem ter isenção de todos os seus impostos, inclusive a seguridade social de seus funcionários? »
CALCULAR


*Sued Haidar (PMB), Fred Luz (Novo) e Glória Heloiza (PSC) não têm fontes públicas e não responderam o contato da equipe O Iceberg com as respostas.

Já sabe em quem votar para Vereador? Teste o Partidômetro!

Use o Partidômetro Eleitoral para escolher candidatos ao Poder Legislativo ligados a partidos que defendam os mesmos interesses que você e tenham ideias parecidas com as suas. São 16 questões sobre democracia, economia, seguridade social, energia, segurança, educação e transgênicos. Faça o teste!

Tem Calculadora pra Sampa também!

Confira e compartilhe com os seus amigos que votam em São Paulo a Calculadora de Afinidade Eleitoral – Sampa 2020.

Confira as posições dos candidatos e as fontes pesquisadas

Confira a tabela com todas as fontes e referências que embasaram a nossa pesquisa sobre as posições dos candidatos do Rio.

As questões colocadas nas Calculadoras de Afinidade Eleitoral buscam identificar as posições dos candidatos em relação a interesses divergentes e conflitivos de importância social e econômica. Assim, conseguimos diferenciar os candidatos uns dos outros e ajudar os eleitores a identificar os interesses em jogo e quem representa o quê. Confira clicando na tabela a seguir:

Acompanhe O Iceberg no Twitter

Gostou? Curta @O_Iceberg para ficar por dentro das nossas novidades e acompanhar os conteúdos sobre gestão pública e economia política que nossa equipe produz.

Metodologia

Para calcular a afinidade entre o usuário (você) e cada um dos candidatos adotou-se a seguinte abordagem:

  • Caso o candidato e/ou o usuário estejam divididos no assunto, ou seja, algum dos dois nem concorda nem discorda totalmente da questão — marcando Depende –,  soma-se 0,5 ponto. O mesmo ocorre se a posição do candidato ainda não foi mapeada.
  • No caso das posições coincidirem, ou seja, o candidato e o usuário concordam (Sim-Sim) ou discordam (Não-Não) naquela questão, adiciona-se 1 ponto.
  • Quando são divergentes (Sim-Não ou Não-Sim), ou seja, a posição do usuário e do candidato são opostas, não se soma nada.
  • Por fim, calculamos o percentual de afinidade tendo como base o total de pontos disponíveis. As frases foram colocadas na ordem direta e positivas visando maior clareza e coesão.

As questões colocadas na Calculadora estão baseadas, por ordem de prioridade:

  • Nos Propostas de Governo oficiais registrados no TSE.
  • Nas respostas enviadas pelas campanhas oficiais dos candidatos à nossa consulta.
  • Nas votações parlamentares das quais o candidato tenha participado diretamente.
  • Nas votações dos partidos pelos quais o candidato está concorrendo.
  • Em posições reportadas por sites de notícias da grande mídia.

Se você tiver interesse em entender com mais detalhes a metodologia, consulte nosso artigo Metodologia da Calculadora de Afinidade Eleitoral. O resultado é baseado em critérios objetivos e não é capaz de mensurar formas subjetivas de identificação entre os cidadãos e os candidatos, tais como simpatia, carisma, gratidão, decepção e outros afetos.

Todos os candidatos foram convidados a responder às questões da Calculadora. Para o lançamento dessa edição priorizamos as posições dos 11 candidatos (de um total de 14) com posições documentadas em fontes públicas. Sued Haidar (PMB), Fred Luz (Novo) e Glória Heloiza (PSC) não têm fontes públicas e não responderam o contato da equipe O Iceberg com as respostas.

Atualizações

Atualizaremos as posições dos candidatos sempre que possível, dando prioridade às Propostas de Governo oficiais registrados no TSE e atualizando as respostas enviadas oficialmente pelas equipes dos candidatos interessados. Nesta seção você pode acompanhar todas as atualizações da Calculadora de Afinidade Eleitoral – Rio 2020:

  • Versão 2.4 – 12.nov.2020 às 19h10 – Excluídas as duas questões eliminatórias (Corrupção e Alinhamento Ideológico) para melhorar a sensibilidade e a precisão da Calculadora aos interesses programáticos em disputa.
  • Versão 2.3 – 11.nov.2020 às 06h00 – Reformulada a forma como estão apresentadas as duas questões eliminatórias para que fique mais claro que se trata de um filtro opcional para o usuário.
  • Versão 2.2 – 09.nov.2020 às 19h50 – Reformulada a disposição das questões para que fique mais claro ao usuário que a Calculadora tem 13 questões classificatórias e que as 2 últimas são eliminatórias (filtros).
  • Versão 2.1 – 08.nov.2020 às 14h40 – Reformulada a questão sobre Organizações Religiosas para que seja um critério diferenciador ao invés de inclusivo/exclusivo.
  • Versão 2.0 – 07.nov.2020 às 23h30 – Ajustados os critérios excludentes (Corrupção, Alinhamento Ideológico e Ligação com Organizações Religiosas) para que, caso o usuário selecione “Sim”, os candidatos enquadrados naqueles critérios sejam excluídos, e caso selecione “Não”, todos os candidatos sejam considerados com o mesmo peso para aquele critério.
  • Versão 1.4 – 07.nov.2020 às 21h00 – Ajustado o cálculo dos critérios “Alinhamento Ideológico” e “Ligação com Organizações Religiosas” para que quando o usuário escolhe “Sim” todos os candidatos sejam considerados iguais nesse quesito.
  • Versão 1.3 – 07.nov.2020 às 17h30 – Retirados do rol os candidatos Suêd Haidar, Fred Luz e Glória Heloiza, pois não foram encontradas fontes online suficientes e eles não responderam o questionário enviado pela equipe a todos os candidatos.
  • Versão 1.2 – 07.nov.2020 às 03h45 – Retirada a questão sobre Reforma Trabalhista pois ela diferenciava muito pouco em relação à Reforma da Previdência, totalizando 15 questões agora.
  • Versão 1.1 – 06.nov.2020 às 23h45 – Ajustado o cálculo do critério “Corrupção” para que quando o usuário escolhe “Sim” todos os candidatos sejam considerados iguais nesse quesito.
  • Versão 1.0 – 05.nov.2020 às 22h55 – Lançada a primeira versão com 16 questões.
  • Versão 0.2 – 05.nov.2020 – Últimos ajustes e testes antes do lançamento.
  • Versão 0.1 – 30.out.2020 – Lançamos o protótipo da Calculadora de Afinidade Eleitoral – Rio 2020 e começamos a fazer os testes.

Créditos

A Calculadora de Afinidade Eleitoral – Rio 2020 foi desenvolvida pela equipe de colaboradores da plataforma O Iceberg, que reuniu estudantes do curso técnico integrado de meio ambiente do IFRJ coordenados pelos pesquisadores Ana C A Sousa (Fiocruz/IFRJ), Daniel da Silva Lacerda (UFRGS) e Lays Correa da Silva (Tempo/UFRJ), com o apoio de gestores públicos da carreira de Especialista em Políticas Públicas que trabalham com ciência de dados. Sem o inestimável, árido e árduo trabalho de pesquisa das estudantes Julia Brito, Lucas Assaf e Maria Fernanda Ferraz essa edição da Calculadora jamais teria sido produzida.

Política de comentários civilizados

Nós aqui d’O Iceberg fomentamos o debate democrático e respeitoso. Todos os comentários nessa linha são muito bem-vindos. Você pode comentar aqui e também na nossa página no Twitter e no Facebook.

~~~//~~~

14 Comentários

    • Olá, Ismael! Descreve pra gente o que foi que aconteceu, por favor? Talvez atualizar a página agora possa resolver o problema. Nos avise se continuar com algum problema, tá bom?

    • Olá, Jobson! Você poderia nos enviar a fonte com essa informação, por favor? Pode ser aqui nos comentários mesmo! Nós realmente não encontramos. Obrigado desde já!

    • Olá, Levi! Infelizmente, Sued Haidar (PMB), Fred Luz (Novo) e Glória Heloiza (PSC) não têm fontes públicas e não responderam o contato da equipe O Iceberg com as respostas. Se você tiver contato com o candidato e puder insistir para que ele entre em contato conosco enviando as respostas oficiais dele às questões da Calculadora, incorporaremos imediatamente o candidato no rol. Obrigado desde já!!

    • Oi, Vanessa! Concordamos completamente contigo, e contamos com as próprias pessoas que gostam das ferramentas para divulgá-las. Um jeito legal é tirar um print do resultado e enviar para os seus amigos e grupos do whatsapp junto com o link da Calculadora. Como não somos um site com interesses comerciais acaba que não temos orçamento pra investir em divulgação e tudo que fazemos é na base da colaboração voluntária de uma rede de amigos. Um abração!

    • Olá, Alline! Infelizmente, Sued Haidar (PMB), Fred Luz (Novo) e Glória Heloiza (PSC) não têm fontes públicas suficientes e não responderam o contato da equipe O Iceberg com as respostas. Se você tiver contato com o candidato e puder insistir para que ele entre em contato conosco enviando as respostas oficiais dele às questões da Calculadora, incorporaremos imediatamente o candidato no rol. Obrigado desde já!!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × quatro =