Missão editorial
O Estado contemporâneo é formado por um amplo conjunto de organizações e dinâmicas muito complexas e pouco transparentes. A imagem que se pinta é a de que o Estado é uma forma de organização inerentemente corrupta e ineficiente. Em boa medida, isto é verdadeiro. Por outro lado, pouco se explica as razões disso, suas causas profundas. Servidores públicos comprometidos com valores republicanos e democráticos sabem que a gestão pública não é inerentemente ruim. Escolhas podem ser feitas para fazer a gestão pública avançar ou retroceder, organizar-se ou tornar-se caótica. Em todos os casos, é sobre escolhas políticas que estamos tratando.
O Iceberg foi lançado em 21 de agosto de 2018 com o objetivo de apoiar o jornalismo destemido e combativo e a pesquisa em gestão pública. Nosso lema em relação ao jornalismo é o de que “se não incomoda a ninguém, não serve pra nada”. Pretendemos contribuir com o debate democrático, crítico e propositivo sobre o Estado. Acreditamos que fortalecer a transparência sobre seus problemas profundos pode criar pressão social e sensibilizar vontades políticas. Deste modo, nosso objetivo é contribuir para mudar a realidade da gestão pública nos diversos governos do Brasil.
Seja nossa fonte
Nós d’O Iceberg levamos a sério a proteção de nosssa fontes. Você vivencia alguma má prática na gestão pública? Conhece algum problema para o qual não vê o correto encaminhamento institucional? Tem propostas de soluções, mas não encontra espaço para fomentar o assunto?
Entretanto, você acredita que com transparência e algum constrangimento público os tomadores de decisão podem mudar sua conduta? Então O Iceberg é o lugar certo para você compartilhar seu conhecimento sobre as profundezas da gestão pública.
Garantia de sigilo
Você pode entrar em contato conosco fornecendo todos os elementos necessários para compreendermos o problema que você conhece de perto. Então, nós próprios nos encarregaremos de produzir reportagens didáticas e sintéticas explicando como funciona a engrenagem que você conhece. Outra opção é você próprio(a) escrever o material e receber os créditos autorais. Escolha se você prefere manter a sua identidade preservada para evitar possíveis perseguições, ou se prefere assinar a reportagem. Assim como temos o compromisso em preservar nossas fontes, temos também o de garantir a integridade das reportagens.
Licença de uso
O conteúdo deste site está licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Isto significa que você pode livremente:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, e;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Atribuição — Pedimos que seja dado o crédito apropriado a: O Iceberg – oiceberg.com.br.
Política de privacidade
Temos responsabilidade com nossos colaboradores e visitantes. Não fazemos qualquer uso dos dados pessoais de nossos visitantes. Entretanto, muitas das tecnologias que utilizamos — WordPress e seus plugins — coletam alguns dados do seu navegador para funcionar adequadamente. Confira a página com nossa política de privacidade.
Ícones do site
Os ícones utilizados no site são do The Noun Project. Todos os créditos podem ser conferidos em nossa página créditos dos ícones.
Sobre nós
O Iceberg é produzido por servidores públicos de carreira comprometidos com a construção de um Estado efetivamente Democrático e de Direito. Entendemos que o caminho para isso passa por fortalecer sua capacidade de planejamento, gestão e realização de políticas públicas. Trabalhando dentro da máquina governamental compreendemos em nosso cotidiano muitos problemas estruturais, profundos e invisíveis para a maioria da população. Percebemos que a sociedade observa a ponta do iceberg — corrupção, ineficiência, má prestação de serviços públicos — mas desconhece a base submersa que lhe sustenta.
Não somos uma entidade representativa nem porta-vozes de qualquer entidade representativa de classe. Somos apenas um modesto grupo de servidores públicos de carreira, espalhados por diversos órgãos e governos, que decidiu compartilhar seus conhecimentos na área de gestão pública por uma perspectiva crítica e propositiva.
Editor responsável: Leandro Salvador, 36, é servidor de carreira no Governo do Estado de São Paulo — Especialista em Políticas Públicas —, graduado em Ciência da Computação, mestre em Comunicação e Semiótica, colabora com a Rede pela Transparência e Participação Social e o coletivo Transparência Hacker.