Calculadora de Afinidade Eleitoral – Sampa 2020 ~ O Iceberg

ENTENDA melhor os interesses em jogo! Experimente CLICANDO ao lado »
ÁreaQuestãoResposta

Educação

Escola em Tempo Integral - A oferta de educação em tempo integral nas escolas municipais deve ser uma prioridade da Prefeitura? CLIQUE ao lado »
Auxílio Conectividade - A Prefeitura deve providenciar tablets, chips e equipamentos para o ensino em tempos de pandemia? »

Saúde

Terceirização - O atendimento básico à saúde deve ser terceirizado para entidades privadas? »
Pandemia - A Prefeitura deve garantir a aplicação das recomendações da OMS com relação ao controle da pandemia do novo coronavírus? »

Proteção Social

Violência Sexual - A Prefeitura deve garantir que mulheres e crianças vítimas de estupro tenham assegurada a interrupção de gravidez nos hospitais públicos municipais? »
Cracolândia - A Prefeitura deve internar compulsoriamente os usuários de drogas em situação de rua? »

Cidade e Meio Ambiente

Habitação Popular - A Prefeitura deve desapropriar os imóveis abandonados ou com dívidas de IPTU superiores ao seu valor para destiná-los à habitação popular? »
Trânsito - A velocidade máxima das vias deve ser reduzida? »
Minhocão - O elevado “Minhocão” deve ser demolido? »
Recursos Hídricos - A preservação dos mananciais deve ser priorizada na agenda ambiental da Prefeitura? »

Gestão Pública

Privatizações - A Prefeitura deve privatizar a gestão de bens públicos tais como o Parque do Ibirapuera, museus e o Estádio do Pacaembú? »
Orçamento - O desenvolvimento de políticas públicas é mais importante do que a rigidez de gastos (austeridade fiscal)? »
Estabilidade - Servidores públicos de carreira devem ser protegidos contra perseguições políticas e mudanças de governo? »

Partidos

Reformas - Você concorda com as alterações realizadas pela Reforma da Previdência? »
Organizações Religiosas - Igrejas devem ter isenção de todos os seus impostos, inclusive a seguridade social de seus funcionários? »
CALCULAR


*Foram incluídos apenas os candidatos com >1% na últimas pesquisas Ibope e Datafolha. Todos os candidatos foram convidados a responder às questões da Calculadora.

Já sabe em quem votar para Vereador? Teste o Partidômetro!

Use o Partidômetro Eleitoral para escolher candidatos ao Poder Legislativo ligados a partidos que defendam os mesmos interesses que você e tenham ideias parecidas com as suas. São 16 questões sobre democracia, economia, seguridade social, energia, segurança, educação e transgênicos. Faça o teste!

Tem Calculadora pro Rio também!

Confira e compartilhe com os seus amigos que votam no Rio de Janeiro a Calculadora de Afinidade Eleitoral – Rio 2020.

Confira as posições dos candidatos e as fontes pesquisadas

Confira a tabela com todas as fontes e referências que embasaram a nossa pesquisa sobre as posições dos candidatos de Sampa.

As questões colocadas nas Calculadoras de Afinidade Eleitoral buscam identificar as posições dos candidatos em relação a interesses divergentes e conflitivos de importância social e econômica. Assim, conseguimos diferenciar os candidatos uns dos outros e ajudar os eleitores a identificar os interesses em jogo e quem representa o quê. Confira clicando na tabela a seguir:

Acompanhe O Iceberg no Twitter

Gostou? Curta @O_Iceberg para ficar por dentro das nossas novidades e acompanhar os conteúdos sobre gestão pública e economia política que nossa equipe produz.

Metodologia

Para calcular a afinidade entre o usuário (você) e cada um dos candidatos adotou-se a seguinte abordagem:

  • Caso o candidato e/ou o usuário estejam divididos no assunto, ou seja, algum dos dois nem concorda nem discorda totalmente da questão — marcando Depende –,  soma-se 0,5 ponto. O mesmo ocorre se a posição do candidato ainda não foi mapeada.
  • No caso das posições coincidirem, ou seja, o candidato e o usuário concordam (Sim-Sim) ou discordam (Não-Não) naquela questão, adiciona-se 1 ponto.
  • Quando são divergentes (Sim-Não ou Não-Sim), ou seja, a posição do usuário e do candidato são opostas, não se soma nada.
  • Por fim, calculamos o percentual de afinidade tendo como base o total de pontos disponíveis. As frases foram colocadas na ordem direta e positivas visando maior clareza e coesão.

As questões colocadas na Calculadora estão baseadas, por ordem de prioridade:

  • Nos Propostas de Governo oficiais registrados no TSE.
  • Nas respostas enviadas pelas campanhas oficiais dos candidatos à nossa consulta.
  • Nas votações parlamentares das quais o candidato tenha participado diretamente.
  • Nas votações dos partidos pelos quais o candidato está concorrendo.
  • Em posições reportadas por sites de notícias da grande mídia.

Se você tiver interesse em entender com mais detalhes a metodologia, consulte nosso artigo Metodologia da Calculadora de Afinidade Eleitoral. O resultado é baseado em critérios objetivos e não é capaz de mensurar formas subjetivas de identificação entre os cidadãos e os candidatos, tais como simpatia, carisma, gratidão, decepção e outros afetos.

Todos os candidatos foram convidados a responder às questões da Calculadora. Para o lançamento dessa edição priorizamos as posições apenas dos 7 candidatos (de um total de 13) com mais do que 1% das intenções de votos nas pesquisas.

Atualizações

Atualizaremos as posições dos candidatos sempre que possível, dando prioridade às Propostas de Governo oficiais registrados no TSE e atualizando as respostas enviadas oficialmente pelas equipes dos candidatos interessados. Nesta seção você pode acompanhar todas as atualizações da Calculadora de Afinidade Eleitoral – Sampa 2020:

  • Versão 1.4 – 12.nov.2020 às 19h10 – Excluídas as duas questões eliminatórias (Corrupção e Alinhamento Ideológico) para melhorar a sensibilidade e a precisão da Calculadora aos interesses programáticos em disputa.
  • Versão 1.3 – 11.nov.2020 às 06h00 – Reformulada a forma como estão apresentadas as duas questões eliminatórias para que fique mais claro que se trata de um filtro opcional para o usuário.
  • Versão 1.2 – 10.nov.2020 às 03h00 – Reformulada a questão sobre o “Minhocão” para melhorar sua sensibilidade em relação ao conflito central em torno do assunto: sua demolição. Ver a descrição “i” da própria questão para maiores detalhes.
  • Versão 1.1 – 09.nov.2020 às 19h50 – Reformulada a disposição das questões para que fique mais claro ao usuário que a Calculadora tem 15 questões classificatórias e que as 2 últimas são eliminatórias (filtros).
  • Versão 1.0 – 09.nov.2020 às 04h00 – Lançada a primeira versão com 17 questões, 15 que medem afinidade e 2 que filtram candidatos.
  • Versão 0.1 – 08.nov.2020 – Lançamos o protótipo da Calculadora de Afinidade Eleitoral – Sampa 2020 e começamos a fazer os testes.

Créditos

A Calculadora de Afinidade Eleitoral – Sampa 2020 foi desenvolvida pela equipe de colaboradores da plataforma O Iceberg, que reuniu estudantes do curso técnico integrado de meio ambiente do IFRJ coordenados pelos pesquisadores Ana C A Sousa (Fiocruz/IFRJ), Daniel da Silva Lacerda (UFRGS) e Lays Correa da Silva (Tempo/UFRJ), com o apoio de gestores públicos das carreiras de Especialista em Desenvolvimento Social e de Especialista em Políticas Públicas que trabalham com ciência de dados. Sem o inestimável, árido e árduo trabalho de pesquisa das estudantes Julia Brito, Lucas Assaf e Maria Fernanda Ferraz essa edição da Calculadora jamais teria sido produzida.

Política de comentários civilizados

Nós aqui d’O Iceberg fomentamos o debate democrático e respeitoso. Todos os comentários nessa linha são muito bem-vindos. Você pode comentar aqui e também na nossa página no Twitter e no Facebook.

~~~//~~~

18 Comentários

    • Olá, Cristiano! Pois é, tivemos que priorizar e não conseguimos ampliar a pesquisa de posições para todos os candidatos. Apesar disso, convidamos todos os candidatos a participarem ativamente enviando suas posições e justificativas. Infelizmente, a candidata não respondeu o nosso contato, mas continuamos à disposição para atualizar a Calculadora com novos posicionamentos que porventura nos sejam enviados (ainda que a eleição já seja hoje). Obrigado pelo seu comentário! =)

  1. Boa tarde!
    Por que não incluíram o candidato Levy Fidelix?
    Qual o problema que a plataforma tem com ele?
    Não deveriam estar todos os candidatos aqui?

    • Olá, Djonata! Tínhamos equipe e tempo reduzidos e tivemos que priorizar nossos esforços, por conta disso nossa opção foi pesquisarmos as posições dos candidatos com >1%. Contudo, enviamos convites para todos os candidatos participarem ativamente enviando suas posições e justificativas com o nosso compromisso de publicá-las. E continuamos no aguardo, se você tiver contato com o comitê de campanha do candidato Lefy Fidelix e puder viabilizar isso para nós, te agradecemos desde já. Um abraço!

  2. Só uma coisa, embora o Arthur Durval tenha apoiado o bolsonaro no Segundo turno, ele é um grande crítico do governo dele, então não acho que ele bata em Bolsonarista

    • Olá, Luis! É possível que você tenha razão. Após o seu comentário e as sugestões de diversos usuários, acabamos de atualizar as Calculadoras para não terem mais as duas questões eliminatórias. Assim conseguiremos melhorar a sensibilidade e a precisão da Calculadora aos interesses programáticos em disputa. Se você ler isso novamente, por favor, nos diga se gostou da nova versão. Um abraço e obrigado pelo seu comentário! =)

    • Olá, Vando! É possível que você tenha razão. Após o seu comentário e as sugestões de diversos usuários, acabamos de atualizar as Calculadoras para não terem mais as duas questões eliminatórias. Assim conseguiremos melhorar a sensibilidade e a precisão da Calculadora aos interesses programáticos em disputa. Se você ler isso novamente, por favor, nos diga se gostou da nova versão. Um abraço e obrigado pelo seu comentário!

  3. Olá,
    Parabéns pela calculadora!
    Tenho, porém, uma crítica: remover os candidatos de menos de 1% me parece errado.
    Qual o problema em deixar todos?
    Eu preferia votar em um candidato com poucas chances, mas votar 100% alinhado com minhas convicções.

    • Olá! Na verdade, nós não ‘retiramos’. Tivemos que priorizar os nossos esforços para conseguirmos abranger o maior número de questões relevantes e priorizamos aqueles com >1%. Contudo, enviamos o convite para todos os candidatos darem suas respostas publicamente. Aqueles que responderem imediatamente atualizaremos na Calculadora. Se você puder fazer contato com a(s) campanha(s) com quem você tiver proximidade será muito bem-vinda a ajuda! =)

  4. Iceberg, queria trocar mais algumas questões com vocês.

    Poderia haver mais perguntas, o que houve? Por qual razão não mais questões pelas quais tanta gente, crianças, adolescentes e adultos sentem na pele todos os dias?
    Vvocês não questionaram a metodologia de ensino das creches e escolas públicas, não questionaram a “escola sem partido” e também não questionaram a arquitetura dos prédios escolares, da acústica interna e sobre a poluição sonora altíssima que invade tais prédios diariamente.
    Não falaram nada da qualidade dos ônibus, da limpeza antes e durante a pandemia, da super lotação, da falta de determinadas linhas na cidade e do intervalo enorme entre as viagens em linhas específicas da cidade. Não tocaram na questão do passe livre e do acesso democrático ao lazer na cidade, por exemplo.
    Deu a impressão de que a equipe que elaborou as questões não vive esses problemas. Vocês focaram em questões pertinentes, sim, mas não seria também uma forma de fazer a população e as campanhas pensarem mais profundamente os problemas que a população enfrenta todos os dias?!…

    • Olá novamente, Alexandre! Prezado, as questões que você levantou são da maior importância. O problema que encontramos ao lidarmos com elas é que não são diferenciadoras sobre os posicionamentos dos candidatos, entende? Se todos respondem a mesma coisa, a questão não serve ao propósito de diferenciar os candidatos uns dos outros. Contudo, se você conseguir pensar em alguma questão interessante, relevante, e cujas respostas dos candidatos sejam diferentes entre si, vamos imediatamente tentar incorporá-la na Calculadora. Obrigado!!

  5. Legal.
    Quero saber se vcs vão divulgar os dados dessa pesquisa antes do 1° turno. Creio que vocês tenham como saber a porcentagem de cada candidato de acordo com os interesses dos eleitores. Vocês podem ter milhares de participações, mas do que as feitas por telefone. Mas vcs não podem equilibrar proporcionalmente às classes sociais nas mãos de quem esse questionário vai cair.
    O que farão com esse dados (que não deixam de ser) valiosos?

    • Oi, Alexandre! Obrigado pelo seu comentário, foi bom pra deixarmos bem claro que as ferramentas d’O Iceberg não coletam nenhum dado dos usuários. Nada. Zero. Não é uma pesquisa, é apenas uma ferramenta para as pessoas usarem como e quando quiserem. Acreditamos que pode ser útil para as pessoas votarem em candidatos mais próximos dos interesses e das ideias delas. Um abração!

    • Mas pessoal, vcs têm acesso a todas respostas a cada pesaoa que entra. Ou podem facilmente saber. Portanto vcs acabam por conseguir dados que talvez nenhuma outra pesquisa obtenha.
      Não podemos nos permitir sermos ingênuos.

    • Oi, Alexandre! As ferramentas d’O Iceberg não coletam NENHUM dado dos usuários. Nada. Zero. Para nós a transparência dos dados públicos é um valor tão importante quanto a privacidade dos dados privados. O processamento da Calculadora é completamente feito no computador do usuário, não há envio de dados para o servidor. As nossas ferramentas a gente garante!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × quatro =