O deputado que vai receber o seu voto está num partido que representa as ideias e os interesses de quem? Muitas vezes a aparência e a propaganda são bem diferentes da realidade.

O aplicativo Partidômetro Eleitoral desenvolvido pela equipe de O Iceberg faz essa checagem cruzando as posições políticas entre você e os deputados federais de quase todos os partidos nas votações mais polêmicas da legislatura 2015-2018. São 16 questões sobre democracia, economia, seguridade social, energia, segurança, educação e transgênicos.

Mais de 90% dos votos para deputados são redistribuídos no partido e não vão para o candidato que recebeu o voto. Por isso, é fundamental escolher deputados que estejam em partidos que defendem as mesmas ideias e interesses que você.

Como funciona: selecione se você concorda, discorda ou prefere ignorar algum assunto e aperte o botão Calcular. Você pode dar um print e compartilhar o resultado com os seus amigos se quiser.

Se você gostar, curta O Iceberg no Twitter e no Facebook e fique por dentro das nossas novidades e conteúdos sobre gestão pública e economia política.

 
CALCULAR
 

Já sabe em quem votar para Prefeito? Teste as Calculadoras!

Use as três Calculadoras de Afinidade Eleitoral para escolher candidatos ao Poder Executivo que defendam os mesmos interesses que você e tenham ideias parecidas com as suas. Faça os testes:

Acompanhe O Iceberg no Twitter

Gostou? Curta @O_Iceberg para ficar por dentro das nossas novidades e acompanhar os conteúdos sobre gestão pública e economia política que nossa equipe produz.

Metodologia e atualizações

Por questões metodológicas, não foram calculados os índices de partidos com menos de 6 deputados eleitos (menos de 1% das 513 cadeiras), tais como Rede (2), Novo (0) ou Avante (5). Foram consideradas as votações mais polêmicas e disputadas pela legislatura 2015-2018 da Câmara dos Deputados.

Você pode conferir alguns materiais de apoio que nossa equipe desenvolveu:

Créditos

O Partidômetro Eleitoral foi desenvolvido pela equipe de voluntários que colabora para produzir ferramentas e conteúdos cívicos na plataforma O Iceberg. O desenvolvimento da ferramenta e o levantamento dos dados contou com o trabalho de gestores públicos de carreira — Especialistas em Políticas Públicas — que trabalham com ciência de dados.

Política de comentários civilizados

Nós aqui da plataforma O Iceberg fomentamos o debate democrático e respeitoso. Todos os comentários nessa linha são muito bem-vindos. Você pode comentar aqui e também em nossas páginas no Mastodon, no Twitter e no Facebook.

~~~//~~~

96 Comentários

  1. Senti falta dos outros partidos, como o REDE, NOVO, PPL,etc. Espero que logo o partidômetro esteja adaptado a todas as opções, pois é ótima a iniciativa deste teste!

  2. De fato, estão faltando 6 partidos com bancada na atual legislatura: Avante ( = PTdoB), Patriota ( = PEN), PHS, PPL, PV e Rede Solidariedade. Destes, vale lembrar, três têm até candidato próprio à Presidência da República (Marina Silva da REDE, João Goulart Filho do PPL, Cabo Daciolo do PEN); além disso, o PV é o único outro partido que manifestou apoio à Marina Silva, e o PHS, a Henrique Meirelles (PMDB), de forma que constituiriam a base aliada inicial destes candidatos.

    Eu já sabia que dos 19 partidos apresentados o que mais me representava era o PSoL, o que eu queria ao preencher é descobrir se ao invés dele eu deveria passar a votar na REDE.

  3. A pergunta “Financiamento Público de Campanhas” é um pouco vaga, acredito que dinheiro público não deve financiar nada e não deve permitir a doação particular pois isso facilita fraude nas doações
    Se é para utilizar dinheiro público fica apenas a propaganda na TV e rádio com tempo mínimo e igual.

  4. Galera do Iceberg! Em relação as explicações da metodologia, entendi a ausência de partidos e a forma de questionamento. Apenas considero que, num momento em que a sociedade clama por renovação, repetir as ideias dos partidos que estão presentes, bem como de propostas apresentadas pelos atuais políticos, não me parece a melhor forma de medir afinidades.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × quatro =