O deputado que vai receber o seu voto está num partido que representa as ideias e os interesses de quem? Muitas vezes a aparência e a propaganda são bem diferentes da realidade.
O aplicativo Partidômetro Eleitoral desenvolvido pela equipe de O Iceberg faz essa checagem cruzando as posições políticas entre você e os deputados federais de quase todos os partidos nas votações mais polêmicas da legislatura 2015-2018. São 16 questões sobre democracia, economia, seguridade social, energia, segurança, educação e transgênicos.
Mais de 90% dos votos para deputados são redistribuídos no partido e não vão para o candidato que recebeu o voto. Por isso, é fundamental escolher deputados que estejam em partidos que defendem as mesmas ideias e interesses que você.
Como funciona: selecione se você concorda, discorda ou prefere ignorar algum assunto e aperte o botão Calcular. Você pode dar um print e compartilhar o resultado com os seus amigos se quiser.
Se você gostar, curta O Iceberg no Twitter e no Facebook e fique por dentro das nossas novidades e conteúdos sobre gestão pública e economia política.
Você já conhece nossa Calculadora de Afinidade Política?
Se o Brasil fosse um país mais democrático e a população fosse consultada por meio de plebiscitos, quais seriam os principais assuntos a serem submetidos à decisão popular?
A Calculadora de Afinidade Política calcula o seu nível de concordância com 45 das questões políticas mais relevantes, controversas e atuais do Brasil – e que na nossa opinião deveriam ser submetidas a plebiscitos populares.
Já sabe em quem votar para Prefeito? Teste as Calculadoras!
Use as três Calculadoras de Afinidade Eleitoral para escolher candidatos ao Poder Executivo que defendam os mesmos interesses que você e tenham ideias parecidas com as suas. Faça os testes:
- Calculadora de Afinidade Eleitoral – Sampa 2024
- Calculadora de Afinidade Eleitoral – Sampa 2020
- Calculadora de Afinidade Eleitoral – Rio 2020
- Calculadora de Afinidade Eleitoral – Brasil 2018
Acompanhe O Iceberg no Twitter
Gostou? Curta @O_Iceberg para ficar por dentro das nossas novidades e acompanhar os conteúdos sobre gestão pública e economia política que nossa equipe produz.
Metodologia e atualizações
Por questões metodológicas, não foram calculados os índices de partidos com menos de 6 deputados eleitos (menos de 1% das 513 cadeiras), tais como Rede (2), Novo (0) ou Avante (5). Foram consideradas as votações mais polêmicas e disputadas pela legislatura 2015-2018 da Câmara dos Deputados.
Você pode conferir alguns materiais de apoio que nossa equipe desenvolveu:
- A metodologia utilizada e as atualizações.
- O guia mergulhando nas 16 votações mais polêmicas, para se aprofundar nas principais disputas que aconteceram naquela legislatura da Câmara dos Deputados.
- A tabela com as posições detalhadas de cada partido político:
Créditos
O Partidômetro Eleitoral foi desenvolvido pela equipe de voluntários que colabora para produzir ferramentas e conteúdos cívicos na plataforma O Iceberg. O desenvolvimento da ferramenta e o levantamento dos dados contou com o trabalho de gestores públicos de carreira — Especialistas em Políticas Públicas — que trabalham com ciência de dados.
Política de comentários civilizados
Nós aqui da plataforma O Iceberg fomentamos o debate democrático e respeitoso. Todos os comentários nessa linha são muito bem-vindos. Você pode comentar aqui e também em nossas páginas no Mastodon, no Twitter e no Facebook.
~~~//~~~
A metologia do teste me parece ruim. Não tem partidos como REDE e NOVO numa eleição em que o principal foco deveria ser renovação. Não vi nenhuma menção a propostas como o voto distrital. Deveriam separa a proposta do financiamento pública do financiamento de pessoas físicas. Uma coisa não depende da outra. Se formos resumir as opções a partidos com representantes no congresso e projetos existente, nunca vamos retrato realista do voto de um eleitor que não aprova o atual congresso por maioria.
Oi Fábio, tudo bem? A Rede e o Novo não aparecem porque sua representação é inferior a 1% das 513 cadeiras: dois e zero deputados federais, respectivamente. Entretanto, na Calculadora de Afinidade Eleitoral seus respectivos candidatos à presidência da República estão contemplados. Em relação à sua outra sugestão, o que acontece é que a Câmara dos Deputados votou assim mesmo, as duas questões juntas, e nossa opção foi por manter a questão apresentada pelo projeto na íntegra tal como os deputados votaram. As votações realizadas pelos partidos por meio de seus deputados são a melhor e mais concreta fotografia de como cada partido se posiciona na prática. Esperamos ter esclarecido os seus pontos e agradecemos a sua mensagem. Um abraço!
Galera do Iceberg, acho super importante essa informação de que “Mais de 90% dos votos para deputados são redistribuídos no partido e não vão para o candidato que recebeu o voto”, mas gostaria de saber de onde ela foi extraída. Obrigado.
Oi Joelson! Dê uma olhada neste artigo no site do TSE, na explicação feita pelo Professor Daniel da Silva Lacerda e, finalmente na reportagem “Dos 513 deputados na Câmara do Brasil, só 36 foram eleitos com votos próprios. Por quê?” do El País Brasil. Esperamos que sejam úteis. Um abraço e obrigado pela mensagem!
Exatamente por serem partidos novos, que não para passaram por eleição em 2014, é que Novo e Rede deveriam estar aí.
Oi Joelson! A Rede tem apenas duas cadeiras e o Novo, nenhuma. Entretanto, seus respectivos candidatos à presidência da República estão na Calculadora de Afinidade Eleitoral e, inclusive, foram convidados (assim como os demais) a responderem publicamente às 23 questões e darem transparência às suas próprias ideias e argumentos para cada assunto. Por enquanto seus comitês de campanha não demonstraram interesse, mas se você tiver algum bom contato lá e puder fazer uma ponte com eles, desde já te agradecemos.
Porque não tem na lista o partido NOVO?
Gostaria de saber como está a afinidade de acordo com a calculadora
Olá, Jober! O Partido NOVO não tem representantes na Câmara dos Deputados. Confira na metodologia porque alguns partidos não aparecem: https://oiceberg.com.br/calculadora2/metodologia2/
Acredito que as campanhas políticas deveria ser bancada pelo candidato nada de dinheiro público muita moleza acabar com regalias de todos inclusive sem salários POLÍTICA não é emprego é serventia então quem quer servir que seja de doação tudo errado no Brasil
Verifiquem na Metodologia porque alguns partidos não aparecem: https://oiceberg.com.br/calculadora2/metodologia2/
Tem perguntas que mostra a falta de entendimento das questões. Por exemplo, o limite dos gasto público não significa a falta de investimentos nos setores essenciais. Significam corte de privilegios e má gestão do dinheiro público. Na realidade, mesmo com teto dos gasto publico. O investimento nos setores essenciais podem até aumentar. Os politicos usam o mot do investimento no setores essenciais para manter os privilegios. Atualmente a maquina pública consomem 80 % da arrecadação e retorna 20 % para sociedade. O ideal e ter uma maquina publica que consome 20 % e retorna 80% em forma de educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Cadê o Partido Novo?
O Partido NOVO não tem representantes na Câmara dos Deputados
Obrigada mas não concordo tenho pavor da esquerda jamais votarei no Pc pt
Se você tem afinidade com as decisões da esquerda, você é de esquerda. É normal, afinal a esquerda tem a plataforma de beneficiar o povo e não grandes empresários. O que acontece é que você é vítima da campanha de ódio da mídia contra a esquerda, afinal a mídia é de propriedade dos mesmos grandes empresários para os quais a direita cria benefícios em detrimento ao povo.
O grande problema de votar na direita é que a maior parte dos corruptos está nela. E mesmo que não sejam corruptos, eles governam em benefício de alguns poucos milionários e deles mesmos, tudo em detrimento da população. Então votar na direita é um problema DUPLO 🙁
Mas então vote na direita ué! Seu resultado deu em primeiro partidos de direita? Se é assim que você pensa vote em partidos que defendem o que você pensa. Ou quem está defendendo suas opiniões são os partidos de esquerda?
Engraçado vc pensar assim. Imagina todo mundo ter uma opinião, mas votar no candidato com ideias opostas só pq não entende que suas ideias batem com as dele ou pq não foi com a cara dele. Risos
Engraçado vc pensar assim. Imagina todo mundo ter uma opinião, mas votar no candidato com ideias opostas só pq não entende que as ideias do outro candidato batem com as suas ou pq não foi com a cara dele. Risos
Ana, concordo com o Marcelo.
Queria parabenizar o pessoal do Iceberg pelo excelente trabalho!
O que aconteceu com você é o que está acontecendo com muitas pessoas: vítimas de manipulação. Assim como já fui também. A esquerda não é esse monstro, pelo contrário, foi “monstrificada”, para que achemos que eles são o “mal a ser combatido”.
Se os seus pontos combinaram com a esquerda é porque você tem ideias que a esquerda defende. E essas ideias vão de encontro com as ideias do povo, como você!
Temos que questionar o que nos é passado. Não podemos ficar somente nas grandes mídias, que os seus donos são os mesmos donos dos grandes latifúndios. E esse sistema de latifúndios, provavelmente, você colocou como não desejável aqui na calculadora.
Indico os sites de notícias, Brasil247, Rede Brasil Atual, por exemplo.
Outra boa prática é estudar sobre história do Brasil e do Mundo também. Isso vai mudar e abrir sua cabeça para o que vivemos hoje. Entenderá tudo o que acontece no mundo atualmente. Você concluirá que sempre foi assim. As guerras todas tem por causa real a disputa de poder e aumento de riqueza por um pequeno grupo de pessoas e a exploração da grande massa restante. E entenderá como chegamos aqui.
Pode-se estudar através de canais de vídeo no youtube, não precisa ficar lendo livros enormes. Tem vídeos com linguagens bem acessíveis, bem fáceis e divertidos até. Indico o canal Se Liga Nessa História. Dá uma olhada lá.
E por fim converse e debata com as pessoas, live-se de preconceitos e escute o que as pessoas tem a dizer.
Assim vamos transformar esse país!!!
Não tem a REDE?