partidometro

Após a grande repercussão da Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018, do Partidômetro das Eleições pra Deputado e do Observatório Iceberg, nossa equipe lançou a Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018 – 2º Turno. São 16 questões sobre o que pensam e propõe Fernando Haddad e Jair Bolsonaro sobre economia, educação, proteção social e segurança. Selecione se você concorda ou discorda de cada afirmação e aperte o botão Calcular. Depois você pode dar um print e compartilhar o resultado com os amigos se quiser. Mais detalhes e todas as fontes utilizadas estão disponíveis na página com a metodologia.

Você concorda com essas afirmações?

ÁreaAfirmaçãoResposta

Economia

Isentar imposto do trabalhador que ganha até 5 salários mínimos e cobrar imposto dos lucros de dividendos de empresas.
Além do esquema atual de aposentadoria, será criado um novo, para o trabalhador que preferir fazer um regime de poupança individual (capitalização).
As privatizações são bem-vindas, desde que as empresas sejam compradas por empresários brasileiros, e as estratégicas como a Petrobrás serão deixadas para avaliação posterior.
O governo vai estimular os bancos que cobrarem juros menores, e vai cobrar mais imposto de bancos que cobrarem juros maiores.

Educação

Precisamos revisar o conteúdo das escolas, impedindo a aprovação automática e recuperando a disciplina na sala de aula.
O ensino médio tem que ter maior participação do governo federal, para que existam mais escolas com ensino integral
Temos que aumentar os recursos na educação e investir 10% do PIB para melhorar a formação dos professores e permitir o ensino integral.
Poderíamos aproveitar a tecnologia e implantar o ensino a distância, especialmente nas áreas rurais, onde a escola está muito longe.

Segurança

Policiais devem poder agir sabendo que não poderão ser punidos se matarem alguém durante o serviço.
Prender mais não está resolvendo o problema, temos que mudar a estratégia para promoção da saúde e da educação.
A gestão da segurança tem que ser unificada, assim como a saúde tem o SUS, e os prefeitos tem que participar dessa gestão também.
A propriedade é a base da sociedade e os fazendeiros devem poder ter fuzis para dissuadir invasores e proteger suas famílias.
CALCULAR

Após preencher as questões aperte o botão calcular. Em telas de computador ele fica ao lado direito da tabela, na parte superior.

Já conhece o Observatório Iceberg?

Você acha que “partido é tudo igual”? Que “político é tudo igual”? Na realidade o Congresso mais parece uma arena de combate! Aquela história dos políticos terem um discurso e na hora de votarem fazerem o contrário do que disseram está com os dias contados! O Observatório Iceberg é a primeira ferramenta cívica que dá total transparência sobre como cada partido e cada deputado se posicionou nos projetos mais importantes e disputados da Câmara dos Deputados.

Acompanhe O Iceberg nas redes sociais

Gostou? Curta O Iceberg no Facebook e no Twitter para ficar por dentro das nossas próximas novidades.

Metodologia e atualizações

A Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018 – 2º Turno foi desenvolvida por gestores públicos de carreira — Especialistas em Políticas Públicas — que trabalham com ciência de dados e colaboram com O Iceberg. Os dados foram levantados pelo Professor Daniel da Silva Lacerda, da UFRGS, que faz parte de nossa equipe. Mais detalhes e todas as fontes utilizadas estão disponíveis na página com a metodologia.

Política de comentários

Nós aqui d’O Iceberg fomentamos o debate democrático e respeitoso. Todos os comentários nessa linha são muito bem-vindos. Você pode comentar aqui e também no Facebook e no Twitter d’O Iceberg.

5 Comentários

  1. Gostei da ferramenta. Só acho que ao clicar no “i” no texto não deveria constar o nome do candidato ou partido. Isso acaba por sugestionar ao sim ou não.

  2. Há questões em que a minha resposta não é nem sim nem não e portanto e não é possível deixar em branco a resposta, o que acaba distorcendo o resultado

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*