O deputado que vai receber o seu voto está num partido que representa as ideias e os interesses de quem? Muitas vezes a aparência e a propaganda são bem diferentes da realidade. O aplicativo Calculadora de Afinidade Partidária Partidômetro das Eleições pra Deputado desenvolvido pela equipe de O Iceberg faz essa checagem cruzando as suas posições políticas com as posições de todos os deputados federais nas votações mais polêmicas da atual legislatura. São 16 questões sobre democracia, economia, seguridade social, energia, segurança, educação e transgênicos.

Mais de 90% dos votos para deputados são redistribuídos no partido e não vão para o candidato que recebeu o voto. Por isso, é fundamental escolher deputados que estejam em partidos que defendem as mesmas ideias e interesses que você. Selecione se você concorda, discorda ou prefere ignorar algum assunto e aperte o botão Calcular. Você pode dar um print e compartilhar o resultado com os seus amigos se quiser.

Se você gostar, curta O Iceberg no Facebook e no Twitter e fique por dentro das nossas novidades.

 
CALCULAR
 

Já testou a Calculadora?

Teste também a Calculadora de Afinidade Eleitoral — que nas duas primeiras semanas já superou 5 milhões de acessos — e escolha um(a) candidato(a) à presidência da república que defenda as mesmas ideias e propostas que você:

Faça o teste dos presidenciáveis na
Calculadora de Afinidade Eleitoral.

Acompanhe O Iceberg nas redes sociais

Gostou? Curta O Iceberg no Facebook e no Twitter para ficar por dentro das nossas próximas novidades.



Metodologia e atualizações

Clique na tabela para ver a proporção de
votos Sim de cada partido político.

O Partidômetro das Eleições pra Deputado e a Calculadora de Afinidade Eleitoral foram desenvolvidas por gestores públicos de carreira — Especialistas em Políticas Públicas — que trabalham com ciência de dados e colaboram com O Iceberg. Os dados foram levantados pela equipe de O Iceberg.

Por questões metodológicas, não são calculados os índices de partidos com menos de 6 deputados eleitos (menos de 1% das 513 cadeiras), tais como Rede (2), Novo (0) ou Avante (5). Foram consideradas as votações mais polêmicas e disputadas pela atual legislatura da Câmara dos Deputados. São 16 questões sobre democracia, economia, seguridade social, energia, segurança e outros assuntos que geraram acirradas disputas político-partidárias nos últimos 4 anos. Você pode conferir alguns materiais de apoio que nossa equipe desenvolveu:

Política de comentários

Nós aqui da plataforma O Iceberg fomentamos o debate democrático e respeitoso. Todos os comentários nessa linha são muito bem-vindos. Você pode comentar aqui e também em nossas páginas no Facebook e no Twitter.

41 Comentários

  1. De fato, estão faltando 6 partidos com bancada na atual legislatura: Avante ( = PTdoB), Patriota ( = PEN), PHS, PPL, PV e Rede Solidariedade. Destes, vale lembrar, três têm até candidato próprio à Presidência da República (Marina Silva da REDE, João Goulart Filho do PPL, Cabo Daciolo do PEN); além disso, o PV é o único outro partido que manifestou apoio à Marina Silva, e o PHS, a Henrique Meirelles (PMDB), de forma que constituiriam a base aliada inicial destes candidatos.

    Eu já sabia que dos 19 partidos apresentados o que mais me representava era o PSoL, o que eu queria ao preencher é descobrir se ao invés dele eu deveria passar a votar na REDE.

  2. A pergunta “Financiamento Público de Campanhas” é um pouco vaga, acredito que dinheiro público não deve financiar nada e não deve permitir a doação particular pois isso facilita fraude nas doações
    Se é para utilizar dinheiro público fica apenas a propaganda na TV e rádio com tempo mínimo e igual.

  3. Galera do Iceberg! Em relação as explicações da metodologia, entendi a ausência de partidos e a forma de questionamento. Apenas considero que, num momento em que a sociedade clama por renovação, repetir as ideias dos partidos que estão presentes, bem como de propostas apresentadas pelos atuais políticos, não me parece a melhor forma de medir afinidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*