calculadora-abaco

Nesta página você pode acompanhar todas as atualizações da Calculadora de Afinidade Eleitoral. Atualizaremos as posições dos candidatos sempre que possível, inclusive utilizando os planos de governo registrados no TSE e respostas enviadas oficialmente.

03.set.2018 – 17h00: João Goulart Filho, candidato pelo Partido Pátria Livre — PPL — à Presidência da República, foi o terceiro presidenciável a aceitar o convite feito pelo site O Iceberg para responder publicamente às 23 questões da Calculadora de Afinidade Eleitoral.

01.set.2018 – 14h20: Guilherme Boulos, candidato pelo Partido Socialismo e Liberdade — PSOL — à Presidência da República, foi o segundo presidenciável a aceitar o convite feito pelo site O Iceberg para responder publicamente às 23 questões da Calculadora de Afinidade Eleitoral.

01.set.2018 – 02h20: Lula, candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT) foi substituído pelo vice em sua chapa, Fernando Haddad. Atualizamos a tabela com o registro das posições dos presidenciáveis com as informações mais recentes disponíveis. Para verificá-la veja a página metodologia.

31.ago.2018 – 16h50: Vera Lúcia, candidata pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados — PSTU — à Presidência da República, foi a primeira presidenciável a aceitar o convite feito pelo site O Iceberg para responder publicamente às 23 questões da Calculadora de Afinidade Eleitoral.

30.ago.2018 – 21h50: Adicionamos um botão com uma pequena letra (i) — de informação — junto a todas as questões. Ao clicar nele o usuário tem acesso a um texto mais aprofundado sobre a questão. Adicionamos também a página mergulhando nas 23 questões, onde o usuário pode estudar todos os assuntos com maior profundidade.

28.ago.2018 – 18h20: Quando há empate na afinidade eleitoral, a partir de agora, a lista de candidatos aparecerá em ordem alfabética. Antes ela aparecia na mesma ordem que estava na base de dados.

28.ago.2018 – 00h30: A posição do candidato Jair Bolsonaro em relação às petroleiras estrangeiras receber benefícios fiscais foi alterada de Sim para Não. O motivo é que, apesar de seu partido ter defendido a isenção fiscal às petroleiras de outros países, o candidato votou contra. Fonte: aqui.

27.ago.2018 – 22h30: Atendendo a muitas sugestões, procuramos tornar as questões mais simples, mantendo a ordem direta em sentenças colocadas na forma positiva. As questões cuja ordem foram invertidas para atender a este critério foram as 08, 14, 15, 19 e 20, que tratam respectivamente da Petrobrás, da união civil LGBT, da descriminalização do aborto e do consumo de maconha, e da liberdade de expressão de professores.

26.ago.2018 – 14h30: O Iceberg entrará em contato com os comitês de campanha de todos os presidenciáveis. Aos que já foram mapeados, daremos a oportunidade de confirmarem as suas posições. Os que ainda não estão inclusos terão a oportunidade de declará-las oficialmente: Cabo Daciolo (Patriota), Eymael (DC), João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU).

26.ago.2018 – 13h00: A posição do candidato Ciro Gomes em relação à intervenção militar no Rio foi alterada de Sim para Não. O motivo é que, apesar de seu partido ter defendido a intervenção, o candidato já se posicionou contrário à medida de maneira explícita em diversas ocasiões. Fontes: aqui, aqui, aqui e aqui.