Nesta página você pode acompanhar todas as atualizações da Calculadora de Afinidade Eleitoral. Atualizaremos as posições dos candidatos sempre que possível, inclusive utilizando os planos de governo registrados no TSE e respostas enviadas oficialmente.
03.set.2018 – 17h00: João Goulart Filho, candidato pelo Partido Pátria Livre — PPL — à Presidência da República, foi o terceiro presidenciável a aceitar o convite feito pelo site O Iceberg para responder publicamente às 23 questões da Calculadora de Afinidade Eleitoral.
01.set.2018 – 14h20: Guilherme Boulos, candidato pelo Partido Socialismo e Liberdade — PSOL — à Presidência da República, foi o segundo presidenciável a aceitar o convite feito pelo site O Iceberg para responder publicamente às 23 questões da Calculadora de Afinidade Eleitoral.
01.set.2018 – 02h20: Lula, candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT) foi substituído pelo vice em sua chapa, Fernando Haddad. Atualizamos a tabela com o registro das posições dos presidenciáveis com as informações mais recentes disponíveis. Para verificá-la veja a página metodologia.
31.ago.2018 – 16h50: Vera Lúcia, candidata pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados — PSTU — à Presidência da República, foi a primeira presidenciável a aceitar o convite feito pelo site O Iceberg para responder publicamente às 23 questões da Calculadora de Afinidade Eleitoral.
30.ago.2018 – 21h50: Adicionamos um botão com uma pequena letra (i) — de informação — junto a todas as questões. Ao clicar nele o usuário tem acesso a um texto mais aprofundado sobre a questão. Adicionamos também a página mergulhando nas 23 questões, onde o usuário pode estudar todos os assuntos com maior profundidade.
28.ago.2018 – 18h20: Quando há empate na afinidade eleitoral, a partir de agora, a lista de candidatos aparecerá em ordem alfabética. Antes ela aparecia na mesma ordem que estava na base de dados.
28.ago.2018 – 00h30: A posição do candidato Jair Bolsonaro em relação às petroleiras estrangeiras receber benefícios fiscais foi alterada de Sim para Não. O motivo é que, apesar de seu partido ter defendido a isenção fiscal às petroleiras de outros países, o candidato votou contra. Fonte: aqui.
27.ago.2018 – 22h30: Atendendo a muitas sugestões, procuramos tornar as questões mais simples, mantendo a ordem direta em sentenças colocadas na forma positiva. As questões cuja ordem foram invertidas para atender a este critério foram as 08, 14, 15, 19 e 20, que tratam respectivamente da Petrobrás, da união civil LGBT, da descriminalização do aborto e do consumo de maconha, e da liberdade de expressão de professores.
26.ago.2018 – 14h30: O Iceberg entrará em contato com os comitês de campanha de todos os presidenciáveis. Aos que já foram mapeados, daremos a oportunidade de confirmarem as suas posições. Os que ainda não estão inclusos terão a oportunidade de declará-las oficialmente: Cabo Daciolo (Patriota), Eymael (DC), João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU).
26.ago.2018 – 13h00: A posição do candidato Ciro Gomes em relação à intervenção militar no Rio foi alterada de Sim para Não. O motivo é que, apesar de seu partido ter defendido a intervenção, o candidato já se posicionou contrário à medida de maneira explícita em diversas ocasiões. Fontes: aqui, aqui, aqui e aqui.