Como a tecnologia pode nos ajudar a votar melhor. Conheça algumas das principais iniciativas

em O Iceberg na Mídia

Reportagem do Projeto Draft sobre tecnologias para qualificar o voto apresenta os dois aplicativos criados pela equipe de O Iceberg:

“O Iceberg

É um site de notícias criado há pouco menos de um mês por um grupo de servidores de carreira (Especialista em Políticas Públicas) no governo do Estado de São Paulo para organizar e fomentar o debate sobre problemas na gestão, que eles acompanham de dentro. Segundo Leandro Salvador, editor de O Iceberg, a ideia é também que jornalistas possam ter ali uma fonte para fazer suas próprias investigações. “Não tem vazamento de dados, não é WikiLeaks. É uma construção crítica sobre gestão pública”. Tanto a parte de conteúdo quanto a tecnológica é feita pelo grupo (que inclui amigos e colegas), dependendo do que cada um saiba ou queira fazer. O site não tem fins lucrativos. “Trabalhamos com isso durante o fim de semana, à noite, varamos a madrugada”, conta Leandro.

O Iceberg tem, ainda, duas funcionalidades: a Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018, e a Calculadora de Afinidade Partidária, esta última lançada há cerca de uma semana. A primeira tem 23 perguntas separadas em áreas como educação, segurança, proteção social, energia e economia para as quais o interessado pode responder “sim”, “não” e “depende”. As respostas são comparadas a posições políticas dos nove principais presidenciáveis e o resultado mostra as porcentagens de afinidade de quem fez o teste com o que pensam os candidatos.

A Calculadora de Afinidade Eleitoral foi lançada junto com o site, de maneira informal e, em dois dias, o servidor caiu — foram 16 mil acessos. O servidor precisou ter sua capacidade aumentada duas vezes depois disso. “Viralizou de um jeito impressionante, muito acima das nossas expectativas mais altas. Hoje temos milhões de acessos por dia”, diz o editor. Com o sucesso, o grupo vem atualizando as versões da primeira calculadora e incluindo mais informações que possam ser úteis aos eleitores. Lançaram, também, a versão que checa posições políticas do usuário com as de todos os deputados federais nas votações mais polêmicas da atual legislatura. São 16 questões sobre democracia, economia, seguridade social, energia, segurança, educação e transgênicos.

Há outras iniciativas com propostas semelhantes são: Match Eleitoral (da Folha de S.Paulo), Bússola Eleitoral, Tem Meu Voto, Me Representa, Voz Ativa, Appoie e Vota SP.”